Projecto e Plano de Gestão de uma Instalação

(excerto de formações HBV)

Projecto de Gestão

O projecto de gestão de uma instalação desportiva faz parte do projecto base devendo contribuir para os projectos de arquitectura e de engenharia, “é uma ferramenta imprescindível para o futuro bom funcionamento da instalação. Este documento basicamente é um estudo completo do que se quer realizar, de como se hão-de utilizar e que custo terá o funcionamento dos equipamentos e instalação.” Lopez,Lopez A. (2003). Tem como objectivo estabelecer as bases da futura gestão, quer se trate de uma nova construção, uma remodelação, ou simplesmente a melhoria de resultados de um modelo em pleno funcionamento (refinamento).

Enquadrando no tempo o próprio papel do Projecto de Gestão durante o período de vida da Instalação, constatamos que o mesmo se transforma na prática numa Proposta de Gestão após o estudo de viabilidade. Ao ser aprovada pelos órgãos de decisão, transforma-se com as devidas actualizações num dos documentos orientadores mais importantes do funcionamento da Instalação Desportiva – o PLANO Operacional de GESTÃO.

Este não é só por si, uma garantia absoluta de êxito da ID que possamos analisar e rentabilizar. No entanto pode vir a ser um instrumento de enorme ajuda na mesma gestão, podendo destacar de forma resumida algumas vantagens da construção do Projecto de Gestão:

- Permite estabelecer uma discussão entre diferentes opções e opiniões, de forma a tomar as decisões mais adequadas, com a antecedência possível;

– Permite formalizar por escrito as decisões e suas razões, pelo que sempre pode ser consultado e eventualmente revisto ou actualizado;

– Facilita a participação de responsáveis de diferentes áreas municipais;

– Focaliza a atenção de todos na mesma direcção;

– Minimiza os riscos e reduz as incertezas;

– Permite avaliar os resultados, de acordo com os objectivos definidos.

Para além disso o mesmo deve contribuir para assegurar os seguintes critérios fundamentais, propiciadores de cumprirem os objectivos da gestão municipal:

- Máximo aproveitamento do espaço

Que significa, querer ter um uso elevado de todos os espaços da ID durante todo o amplo horário de abertura e funcionamento;

- Mínimo custo de Manutenção

* Investir em bens materiais adequados;

* Prever um fácil desenho de limpeza;

* Assegurar instalações técnicas de fácil inspecção e reparação;

- Mínimo custo administrativo

* Dispor do pessoal estritamente necessário;

* Dispor de sistemas informáticos e de controlo para reduzir os gastos e aumentar a qualidade do serviço para além da informação referente ao funcionamento(…..)

SÃO OS TÉCNICOS DE DESPORTO E DE GESTÃO , OS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS NA GESTÃO QUOTIDIANA DE INSTALAÇÕES DESPORTIVAS. A especialização e complexidade destes equipamentos, exige que o poder político lhes atribua esse papel de liderança. É  impensável que o gestor (técnico de desporto) não esteja no topo das responsabilidades de uma ID, apesar da importância de outros profissionais do município…Afinal é o técnico de desporto e de gestão de instalações desportivas, que detém essa formação. A sua participação nas comissões de programação e de obra, faz todo o sentido. Igualmente fará sentido a sua responsabilização na gestão futura da sua utilização.

(formação…hbv)

Atendendo ao interesse demonstrado por este tema neste espaço, disponibilizamos-nos para participar em acções formativas específicas sobre o tema, mesmo para pequenos grupos ou organizações.  hobbyvida@gmail.com

About these ads